quarta-feira, 30 de julho de 2008

Resiliência

A resiliência é um termo oriundo da Física. Trata-se da capacidade dos materiais de resistirem aos choques. Esse termo agora usado pelas ciências humanas representa a capacidade do ser humano de sobreviver a um trauma, a resistência do individuo face às adversidades. Esta resistência não é apenas física, trata-se de uma visão positiva para reconstruir sua vida, a despeito de um entorno negativo, do estresse, das contrições sociais, que influenciam negativamente o seu retorno à vida. Assim, um dos fatores da resiliência é a capacidade do individuo de garantir sua integridade, mesmo nos momentos mais críticos.

Quero aqui mostrar um exemplo prático, do João Carlos Martins, posso dizer que este magnífico pianista e intérprete de Bach é a pessoa mais resiliente que já ouvi falar. Martins que tocava piano desde 8 anos de idade, primeiramente teve um nervo rompido e perdeu o movimento da mão direita em um acidente em um jogo de futebol em Nova Iorque. Após vários tratamentos recuperou parte dos movimentos das mãos, mas desenvolveu LER. Isto não o fez parar, continuou a tocar apenas com a mão esquerda. Contudo, ao realizar um concerto em Sofia na Bulgária, em 2002, sofreu um ataque em um assalto, e um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento de mãos novamente.

Assim, aos 64 anos Martins começa a estudar regência em uma Escola de Música. Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João Carlos faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música. E assim continua até hoje, agora como maestro.

Assistam o vídeo que ele toca piano com alguns dedos e emociona o Jô Soares.

Nenhum comentário: