segunda-feira, 7 de julho de 2008

Gestalt Terapia

Todas as pessoas geralmente me perguntam o que é afinal Gestalt Terapia.

O homem para a Gestalt Terapia é um ser-no-mundo, o que significa que ele age ativamente sobre o mundo e o transforma e recebe dele também influências, em uma relação recíproca. O homem é um organismo, um todo unificado que é diferente das partes que o constituem, assim como a soma destas. O que afeta uma parte afeta o todo.

Um dos conceitos mais importantes para esta teoria é o de contato, contato é o que ocorre entre o organismo e tudo que é diferente dele. É o meio para mudar a si mesmo e a experiência que se tem no mundo. É quando se pode escolher entre o que serve e o que não serve, assimilando ou rejeitando e isto inevitavelmente gera mudança e crescimento.
O self, portanto, é a função de contatar o aqui-e-agora, por isso diz-se que ele é temporal, pois ele só existe no presente. É no aqui-e-agora que o contato acontece e o self sempre vai existir na fronteria de contato.
O self é o processo de figura/fundo em situações de contato, servindo para o ajustamento que se faz ao encontrar obstáculos no meio. O self não é algo que faz parte do organismo.

A prática clínica da gestalt terapia apóia-se na tríade: a relação figura/fundo, a awareness e o método fenomenológico.
O processo de contatar ocorre a partir de um ir e vir de figuras e fundos, para que seja possível a satisfação de uma determinada necessidade. Porém quando a formação e destruição de gestalten estão interrompidas, as necessidades não são reconhecidas formando gestalten incompletas, interferindo na formação de novas gestalten.
Para haver este processo de contatar é necessário que haja a auto-regulação, que é ajustar a necessidade do indivíduo com as possibilidades do meio. A auto-regulação depende de dois processos interligados: a awareness sensorial (a pessoa saber qual é a sua necessidade) e a agressão (destruir ou desestruturar o que vem do meio, e só ficar com o que serve).
Awareness significa experienciar por inteiro, como um todo, o processo de contatar. Esta só será eficaz quando fundamentada e energizada pela necessidade atual do organismo, conhecendo a realidade da situação e como a pessoa está na situação, sempre no aqui-e-agora. A awareness está sempre em transformação, pois o agora muda em cada momento.
O método usado pela gestalt terapia é a fenomenologia e consiste na busca do entendimento através do que é óbvio, do que aparece e não na interpretação do que está por traz daquilo. Experienciando a situação, a awareness sensorial pode descobrir esse óbvio e assim chegar a awareness deliberada, que é saber qual a importância daquela necessidade para a pessoa.
Contudo as pessoas perdem o óbvio. Na Gestalt Terapia o cliente aprende a ficar aware daquilo que está fazendo e como está fazendo, sem dar tanta importância em como ele deveria ser ou porque ele é assim. O conteúdo é fundo e a forma é a figura para o terapeuta.
Através da awareness do que a pessoa está fazendo e de como está fazendo, conhecendo quem é, pode ocorrer à mudança. Esta é a Teoria Paradoxal de Mudança, ou seja, a mudança ocorre quando uma pessoa se torna o que é, não quando tenta converter-se no que não é. O gestalt terapeuta tem então um papel de transformador, encorajando e muitas vezes insistindo que o paciente seja onde e o que ele é. É quando o cliente abandona o que gostaria de se tornar e tenta ser o que é que ocorre a mudança.

O gestalt terapeuta evita a hierarquização do papel de terapeuta, pois acredita que a dicotomia dominador/dominado (topdog/underdog) já existe dentro da pessoa, ou seja, existe uma parte querendo que a outra mude e outra querendo ser mudada. É através do trabalho com essas polaridades que pode haver a integração da energia que está dividida, sendo aquilo que é plenamente, a pessoa pode se tornar outra pessoa.
Este trabalho fenomenológico é feito através de uma relação Eu-Tu que pressupõe que o contato (encontro) acontece quando dois diferentes estão em relação sem nenhum objetivo, reconhecendo as semelhanças e aceitando as diferenças. Cada um é responsável por si, por influenciar e se permitir ser influenciado pelo outro, conectando e separando-se.

O gestalt terapeuta respeita a auto-regulação do cliente, sem querer substituí-la pelo objetivo do terapeuta ou da terapia. Através das técnicas fenomenológicas, podem ser sugeridas maneiras que o cliente poderia experienciar o novo, tendo sempre como objetivo que o cliente tenha awareness.

A intervenção terapêutica da Gestalt Terapia está apoiada no ver e sentir do terapeuta, isso ajuda o cliente a ficar aware. O cliente pode ter awareness do próprio processo de awareness através de experimentos, tarefas propostas com esse objetivo que surgem do diálogo Eu-Tu, do aqui-e agora. É um trabalho verbal com experimentação.
Quando o cliente fica awareness do seu comportamento consegue usar sua força para auto-sustentar-se ao invés de se interromper. O terapeuta conduz seu trabalho para a integração das partes desconectadas, levando o cliente a explorar, aprendendo por si mesmo como escolher, responsabilizando-se por si e por suas escolhas.

2 comentários:

Aluizio Amorim disse...

Legal. Já é um bom começo. O blog está bonito graficamente. O texto está bom mas você pode usar como recurso explicativo exemplos práticos que podem ser resgatados da experiência clínica, isto é de um caso concreto. Além do quê, a primeira coisa que um blogueiro tem de entender é que a internet é outra mídia, além das mídias impressa, televisiva e radiofônica. Neste caso a linguagem tem uma peculiaridade ligada à respectiva mídia.
Use também ilustrações e vídeos, além de links. A dinâmica da internet é extremamente ágil. O link é a grande ferramenta disponível nesta mídia bem como a interatividade imediata entre o internauta e o blogueiro. E vai por aí...
Beijão. Mais adiante vou convidar os leitores do meu blog para visitarem este seu espaço! E também linkar você.

Do Papai que lhe adora.

Valéria Francisco disse...

Olá Mariana gosto muito do seu blg com assuntos atuais e que gosto bastante pois simpatizo com a Gestalt, só gostaria de saber um detalhe como vc incluiu o campo O que estou lendo agora, em seu blog. Abraços Val