segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Por que Gestalt Terapia?

Semana passada recebi esta questão de alguém, que creio eu, está se encaminhando para a mesma escolha.

Bom, quando entrei na universidade já queria ser uma psicóloga clínica, eu já tinha tido experiências como cliente, portanto já tinha alguma idéia de como era aquilo. A medida que fui conhecendo mais, principalmente a Psicanálise, eu gostava, mas parecia que aquilo não combinava comigo.
De repente, fui apresentada ao Existencialismo e me identifiquei muito com esta corrente. Contudo, ainda era uma corrente filosófica e não uma linha de psicoterapia. Foi então que conheci o Psicodrama, agora sim uma abordagem fenomenológica existencial de psicoterapia.
Fui fazer psicoterapia nessa linha, assim se pode conhecer realmente uma abordagem. Sendo cliente conseguimos ver como esta linha funciona. Mas com o tempo, fui achando um tanto repetitiva, a representação em quase todas as sessões, hoje acho que o Psicodrama é muito mais eficaz para grupos.
Foi aí que conheci a Gestalt Terapia, para mim estava perfeito, uma abordagem fenomenológica existencial, sem que precisasse dramatizar em todas as sessões. Novamente fui fazer psicoterapia nessa abordagem, amei! Foi extremamente revelador para mim como cliente. Aí estava decidido, eu seria Gestal Terapeuta.
Portanto, para futuros psicólogos, primeiramente, façam psicoterapia, não apenas para resolver suas questões, mas para saberem onde são os seus calos, assim vocês saberão separar o que é seu do que é do seu cliente. Em segundo lugar, é sendo cliente que se pode ter uma noção verdadeira de como aquela abordagem funciona, é bem diferente do que ler a respeito.
Mas, cuidado! Não faça da sua escolha uma religião. Hoje em dia, quando necessário, muitas vezes me utilizo de técnicas de diversas abordagens, sempre estudando e entendendo o porquê daquilo. Tudo que existe é válido, não podemos descartar nada, o que escolhemos é uma linha para nortear o nosso trabalho, nunca engessá-lo.

6 comentários:

Aluizio Amorim disse...

Nem tudo o que existe é válido.

Blog da Mariana disse...

Caro Aluizio,

Eu sei que nem tudo que existe é válido, mas me refiro neste texto a todas as linhas de psicoterapia que são aceitas pela Psicologia que é uma ciência. Me preocupo com futuros psicólogos que levantam bandeiras e desdenham linhas que são válidas sim!

Cássio disse...

Achei muito interessante seus conselhos. Como "quase-psicólogo" (me formo esse ano) e amante da gestalt tenho um pouco dessa tendência a encará-la quase como uma religião. O Gestalt Terapia Explicada seria a bíblia. Me identifico completamente com a gestalt, mas ainda tenho dificuldades em abrir-me a um contato autêntico com meus pacientes (faço estágio em clínica). Fiz uns dois meses de terapia esse ano com uma gestalt terapeuta, mas parei pq ela viajou. É, acho que está na hora de procurar outra.. gostei do seu blog, vou deixar o endereço do meu... escritosgestalticos.blogspot.com
abraços !!

Blog da Mariana disse...

Oi Cássio,
Espero que vc não encare a Gestalt Terapia como religião, afinal isso não seria nada gestáltico, não é mesmo?
Uma diferença da Gestalt Terapia e outras linhas e que o terapeuta tem que viver a Gestalt, tem que ter um relacionamento real e autêntico com o cliente... mas não se preocupe, vc chega lá!

Unknown disse...

Mariana,
Ja fui paciente de uma terapeuta na abordagem da gestalt e digo a vc que realmente é fascinante ser atendida dentro dessa abordagem.
Gostaria muito de retornar a terapia, mas por enquanto não está sendo possível.
Parabéns por ter escolhido a gestalt.

Blog da Mariana disse...

Que bom Fabiola! Espero que consigas voltar o quanto antes...